Saiba como funciona uma colação de Grau: passo-a-passo!

A formatura é ápice da jornada do estudante! Provavelmente o momento mais esperado, principalmente dos alunos do Ensino Superior.

O que muita gente não sabe é que esta cerimônia tradicionalíssima tem começo, meio e fim. Geralmente  uma formatura  consiste em efetivar três eventos indispensáveis: o Baile, o Culto Ecumênico e por fim a Colação de Grau. Hoje, vamos falar especificamente da Colação de Grau. Bora lá?

 A Colação de Grau é um cerimonial onde o principal objetivo é a entrega dos diplomas aos formandos.  A simbologia do momento, confere aos formandos que recebem o ‘’canudo’’, paramentados com suas becas e capelos a concessão do grau de licenciado ou bacharelado.

Apesar de tradicional, como já dissemos, além de concluir o curso de nível superior, alguns requisitos são indispensáveis para participar desta etapa da sua formatura, tais, como:

  1. Ser obviamente aprovado em todas as disciplinas (obrigatórias e eletivas);
  1. Cumprir as horas exigidas e as atividades complementares;
  1. Conquistar a nota mínima para a aprovação no TCC. Hoje não mais obrigatória em muitos cursos.

Feito isso, o estudante está apto a participar da Colação. As becas, os capelos e os canudos: deixa que a Status resolve para a sua Comissão de formaturas! (rs)

Na cerimônia, além da entrega dos diplomas, serão realizados discursos e homenagens, além do juramento específico de cada curso, onde os agora profissionais da área, relembram seus compromissos para com a sociedade, dando sentido a essência  daquela formação.

Para saber mais detalhes sobre a Colação de Grau, leia também: Guia da Colação de Grau perfeita!

error: Alerta: Conteúdo Protegido