Perguntas Frequentes

A Status é sua parceira na jornada da sua formatura. Confiram quais são as principais dúvidas dos formandos, anotadas em nossos 20 anos de história registrando as conquistas de formandos por todo o Brasil e inclusive em alguns países da América do Sul:

1. A comissão de formatura deve ser formada por quantos alunos?

Para representar uma turma de até 30 estudantes, a comissão de formatura pode ser composta por cinco alunos, que assumiriam os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro e (primeiro e segundo) Secretários.

Já grupos maiores requerem, além desses, mais formandos, que farão parte do conselho deliberativo e serão responsáveis pela comunicação com os outros alunos e pela organização dos eventos pré formatura.

2. A comissão de formatura pode ser composta por estudantes de diferentes cursos?

Sim, e as funções devem ser distribuídas igualmente entre as turmas. Aliás, reunir em uma única ocasião, formandos de vários cursos é uma ótima ideia para diminuir o investimento financeiro que será feito por cada aluno, pois quanto maior o número de estudantes, menor é o custo individual da comemoração.

3. Com quanto tempo de antecedência a turma deve começar a pensar na formatura?

Alguns consultores de eventos sugerem que, logo ao entrar na universidade, os alunos já comecem a planejar o que desejam para a formatura.

No entanto, o comum é que isso seja feito somente no 3º ano do curso, pois este período é suficiente para arrecadar dinheiro (por mensalidades, rifas ou festa) e reservar os locais desejados.

4. O que deve ser checado no momento de formalizar o contrato com a empresa escolhida?

A primeira ação é verificar se as empresas contratadas são idôneas. Para isso, é indicado pedir a certidão negativa de cada companhia além de buscar referências e indicações de turma que tenham se formado anteriormente

5. Caso o aluno já tenha assinado o contrato individual da formatura, mas queira pedir transferência de universidade, o que ele deve fazer?

Este caso, ele deve enviar um comunicado por escrito à empresa responsável pela organização do evento, se possível já com as cópias dos documentos de transferência e solicitar a devolução dos pagamentos efetuados.

É necessário, também, analisar ser existe alguma cláusula contratual que não permita o reembolso desse montante. 

6. Quando iniciar o planejamento do convite?

Para evitar erros de ortografia e atraso na entrega dos convites, o ideal é que isso seja feito um ano antes das celebrações

7. Quem organiza o roteiro dos eventos que fazem parte da formatura?

Por meio de assembleias, a comissão de formatura verifica com os formandos quais eventos farão parte da celebração.

Depois dessa etapa, a empresa contratada para o cerimonial, junto da comissão, verifica como essas decisões podem ser viabilizadas.

8. É necessário providenciar convites individuais para a cerimônia de colação de grau?

A cerimônia de colação de grau é aberta ao público, portanto, os convites individuais não são necessários, salvo em algumas exceções, que podem envolver a capacidade do local escolhido para a sua realização.

Para evitar constrangimentos, os alunos devem se informar com a comissão de formatura.

9. Qual é a função do orador?

Ele é um formando eleito pela turma para representá-la por meio de um discurso que narre a trajetória dos estudantes desde o ingresso no curso até o momento da formatura.

10. Como eleger o patrono? E o paraninfo?

O patrono é uma autoridade ou um professor considerado como referência na área de atuação dos formandos. Já o paraninfo é o “padrinho” da turma, alguém bem próximo dos alunos.

11. Como funciona o prazo de entrega dos álbuns?

Aqui, precisamos entender algumas coisas: O prazo de entrega, não é o mesmo prazo da visita, ou seja, o primeiro contato que o nosso representante terá com o formando, não vai ser para entregar algo e sim para decidir quais fotos e quais tipos de materiais o formando irá optar, para então futuramente ser feito uma entrega

  • Qual é o prazo para o consultor visitar o formando então, para ele poder escolher tudo isso?

No contrato está descrito que após a finalização de todos os eventos, dentro de um tempo hábil, nossos consultores estarão entrando em contato para apresentação das fotos! Não especificamos em contrato prazo exato para isso, pois é algo bem relativo, o que fazemos é seguir a logística de forma cronológica.

  • Porque que eu falo ser bem relativo?

Simplesmente porque temos clientes que acabam de se formar e já querem adquirir o material, em contrapartida, outros, pedem para esperar um pouco mais, pois estão iniciando a jornada de trabalho e não possuem ainda condições de adquirir o álbum.

  • O que a Status apresenta na primeira visita?

Nesse primeiro contato, o formando escolherá de modo virtual, por meio de uma plataforma, quais as fotos que deseja para a composição e encadernação do álbum. Os descartes de fotos ocorrem naturalmente no decorrer do processo de aquisição. Após a escolha das fotos, o formando deverá opinar pelo acabamento de proteção das fotos e qualidade da encadernação e álbum. 

12. Como é feita a diagramação das fotos nos álbuns?

As fotos seguem uma sequência cronológica baseada nos eventos da jornada do formando na instituição. 

13. Quais os tipos de materiais utilizados no acabamento dos álbuns?

A Status possuí uma grande linha de álbuns, para todos os gostos que utilizam desde materiais tradicionais até mais sofisticados.

O álbum mais popular, por exemplo, são com as fotos protegidas por invólucros plásticos.

Há outras opções como a encadernação do álbum no papel couchê, onde as fotos já no processo de impressão, são plastificadas com uma fina camada de verniz U.V. As fotos ficam mais brilhantes e as folhas mais leves e flexíveis, como se fosse um livro.

Já nos álbuns premiuns os formandos e seus familiares participam mais ativamente da montagem através do recebimento de até 3 opções de diagramação a seu gosto, através de nossa plataforma online exclusiva.

Nesse material o processo de impressão é diferenciado, por conta, da laminação especial realizada, deixando o material com aspecto de livro, porém com páginas mais duras e não flexíveis sendo o acabamento sem pinos aparentes

14. Como são os acabamentos das capas dos álbuns?

A Status Formaturas produz cinco tipos de capas, desde as mais tradicionais com a impressão da logo Status ou da Instituição ou uma imagem que remeta ao curso, até as personalizadas contendo a foto do formando ou até mesmo capas especiais amadeiradas ou em outros materiais exclusivos. Nossa produção própria tem na linha de montagem três tipos de estojos, desde o padrão, também representado com a logo ou imagem que remeta o curso, estojo acrílico, até o mais elaborado que seria o estojo luxo personalizado.

15. Como é a entrega dos álbuns após a escolha das fotos, acabamentos e estojo?

O próximo passo após a escolha do material e a conclusão do orçamento é o formando tomar conhecimento das opções de pagamento.

Dispomos de diversas formas de pagamento, a qual serão expostas de maneira clara e transparente por nossos representantes no momento da compra.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: um dia após o fechamento do pedido, a Status Formaturas envia ao e-mail do formando o link do vídeo da formatura com os melhores momentos.

16. Em média, quanto tempo demora para chegar o Álbum da formatura?

Para álbuns que não forem diagramados, o prazo para finalização e entrega é de 90 a 150 dias após a data de aquisição.

No caso de álbuns diagramados, a Status Formaturas tem 90 dias para enviar ao formando a amostra do para aprovação. Após a aprovação da diagramação, corre o prazo de 90 a 150 dias para a entrega.

17. Queria saber o valor do meu álbum?

Não é possível definir de maneira antecipada o valor do álbum de formaturas, apenas e tão somente o valor das fotos, acabamentos e estojo são fixos e tabelados ou acordados no momento do fechamento do contrato com a Comissão. O valor final de um álbum personalizado, está diretamente ligado a quantidade de fotos que o formando escolhe e a definição dos acabamentos. Outro fator importante é, por exemplo, a forma de pagamento: a vista tem um bom desconto e a prazo a aquisição é acrescida naturalmente de juros.

error: Alerta: Conteúdo Protegido